sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Tão cedo

Quando minha avó faleceu, assassinada por um assaltante, embora eu fosse bem pequeno lembro que num dos dias seguintes meu avô se assentou à sua velha máquina de escrever e escreveu um poema chamado "por que você se foi tão cedo?"

Mas ela já era avó. O que dizer do choque do encontro inesperado com a morte muitos anos antes? O que o choque com nossa vulnerabilidade, fugacidade e fragilidade nos ensinam?

Esta semana o pequeno Asafe, de apenas 9 anos de idade, faleceu vítima de uma bala perdida no Rio de Janeiro. Asafe é um nome incomum. O Asafe mais famoso foi o líder da música designado pelo rei Davi para comandar a adoração a Deus (I Crônicas 16:7). Acho que não estou especulando demais ao apostar que os pais do Asafe carioca sonhavam que um dia ele seria um músico a serviço de Deus. E, no entanto...

Esta semana faleceu também Joyce, aos 32 anos de idade. Muitas pessoas acompanharam sua luta inspiradora contra um severo câncer de coluna e admiraram as enormes cicatrizes que ela ostentava como troféus das vitórias que havia alcançado. Num dia ela está ativa, celebrando a vida e fazendo posts políticos nas redes sociais, e de repente alguém anuncia que ela descansou.

Quero pedir licença para copiar o texto que ela escreveu em seu perfil do Facebook no último dia 31. E, se deixo de fazer qualquer comentário ao final, qualquer tentativa de aplicação ou de tirar uma moral disso tudo, gostaria que você entendesse isso como meu minuto de silêncio.

"2014 está acabando... E me lembro de como foi importante para mim esse ano que passou... Minhas metas eram: me alimentar melhor (ok), fazer exercício (ok), perder 3 Kg (ok) e passar menos tempo no hospital (kkkkk piada né). O mais interessante disso tudo, é que comecei o ano super empenhada e de olho na meta... Realizei aquelas que dependiam de mim, mas nós NÃO temos o controle da nossa vida, e um susto aconteceu no meio do caminho... Bem no meio mesmo... Em junho, No dia da abertura da copa do mundo... Fiquei no hospital até setembro... Passei o restante do ano tentando me recuperar. Comia o que conseguia, exercício virou fisioterapia e, os 3 Kg viraram 15... Será que deu TUDO errado?! 

GARANTO pra vocês que meu ano foi um SUCESSO! Só tenho o que agradecer pois graças a Deus estou viva!!! Sobre as minhas metas? Deixa elas pra lá... Fiz muitos amigos, conheci novas pessoas, senti que sou MUITO amada e que não é da boca pra fora quando dizem "pode contar comigo". Quantas pessoas passam pela vida sem ter a oportunidade de se sentir amada... Quantos vivem um dia após o outro sem aprenderem nada de novo... Em 2014 aprendi muito! Aprendi a ter paz nas dificuldades, a perseverar, a confiar que Deus está no controle. Aprendi que felicidade é um estado de espírito e que independe de qualquer coisa. 

Minhas metas para 2015?! SAÚDE E PAZ, que o resto a gente corre atrás!!! VENHA LOGO, chegue GLAMUROSO e me SURPREENDA, BEM VINDO 2015!!!"

Nenhum comentário: