sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Jesus Cristo, ato II: discurso

A Teologia da Libertação, com seu viés socialista, é tão sedimentada na mensagem de Jesus quanto seu perfeito oposto, o neoliberalismo norteamericano e sua sagração das liberdades individuais. Se queremos montar um quadro minimamente completo de Jesus, precisamos focar em Seu discurso. O segundo ato dessa pequena composição sobre Ele, portanto, enfoca Sua mensagem.
Qual foi a grande mensagem do Mestre?
Jesus talks
Qualquer resposta minimamente honesta a essa pergunta precisaria começar necessariamente pelo amor. "Um novo mandamento vos dou, que vocês se amem, que vivam como eu vivi, matem o egoísmo, ofereçam a outra face, vivam para servir".

Conectado e esse viés do discurso de Jesus está o grande e onipresente tema do Reino. Mateus resumiu o discurso de Jesus nos primeiros dias de Seu ministério assim: "arrependei-vos, porque o reino de Deus está próximo" (Mateus 3:2). Ao longo de todo Seu ministério Jesus Se preocupou em dar visões distintas do Reino, começando cada parábola com a expressão "o reino dos céus é semelhante a...", e é justamente a mensagem a respeito do Reino, o Reino que já está "entre nós" (Lucas 17:21) que deve terminar a história do pecado: "E este evangelho do reino será pregado... e então virá o fim" (Mateus 24:14).

Podemos afirmar, portanto, que a grande mensagem de Jesus é de que há aqui, entre nós e ao nosso redor, um outro reino. Um lugar onde Deus reina. Um lugar onde Ele é obedecido e Seu mandamento é: amem. Amem, com o tipo de amor que Eu amo. E esse reino é acessível a qualquer um, mesmo pobres de espírito, perseguidos, mansos e os que choram podem entrar nele e respirar essa outra ética, esses outros valores.

Mas na última semana de Sua vida na Terra, o discurso de Jesus mudou. Ele passou a falar não à humanidade em geral, mas a Seus discípulos em particular e aí o que Ele repetiu à exaustão foi: vigiem! Vigiem, porque Eu vou voltar e vocês não sabem quando. Vigiem, porque um dia vocês vão deixar de ser cidadãos do Reino no exílio; um dia o Reino será a única realidade. E vocês bem fariam se se ambientassem com ele, para que quando esse dia chegar, vocês se sintam em casa. Em casa comigo.

Socialismo, neoliberalismo, e qualquer outro ismo tirado da mensagem de Jesus são limitações desse discurso se eles não nos levam ao Reino. E é pra lá que eu vou. Vamos?

Nenhum comentário: