Para o pai chocado com a notícia da morte de sua filha amada, para o homem cujo chão havia acabado de sumir de sob seus pés, Jesus disse: “não temas, crê somente” (Marcos 5:36). “Não tenha medo”, aliás, é a frase mais repetida da Bíblia inteira. É como se o pai, sabendo que há escuridão, que a noite tem ruídos terríveis, ficasse repetindo para o filho que ele não precisava ter medo, porque o pai estava ali o tempo todo.
Por outro lado, um filho com medo mesmo ao lado do pai denota desconfiança no poder de proteção daquele pai. É como se a escuridão e os ruídos e os monstros imagináveis fossem maiores que o pai. Isso está errado. Se aquele filho andou nos braços do pai muitas vezes, se sentiu a força daqueles braços, se pasmou ante o tamanho aparentemente infindável dele, não deveria haver medo! O “não tenha medo” do pai deveria ser suficiente.
É claro que, sendo uma emoção instintiva, o medo é inevitável e é por ser inevitável que nosso Pai fala tantas vezes para não alimentá-lo. Em lugar de tremer ante o que está à sua frente, creia. Confie.
É claro que isso será impossível para quem não foi carregado pelo Pai. E por que não foi carregado pelo Pai? Porque Ele está distante e não liga para aquele filho? Como, se foi Ele quem convidou: “Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.”( Mateus 11.28)? Ele está o tempo todo perguntando: você está cansado? Não quer que Eu lhe carregue? Não quer descansar aqui no meu peito?
Mas a gente quer fazer coisas. A gente quer dar um jeito na situação. A gente não quer descansar, isso parece roubar a meritocracia que é o que nos parece justo.
João colocou a coisa assim: “No amor não há medo; ao contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor.” (I João 4:18). Quem se sente amado não tem medo. Mas como sentir-se amado se a gente rejeita as muitas cartas de amor do Pai? Se a gente não as abre para ler e pensa que, quando ouve uma declaração de amor dEle, ela é direcionada a outra pessoa qualquer?
Crer, confiar, saber-se amado e parar de ter medo. Simples assim. Porque o Pai é forte e nos ama.
Nenhum comentário:
Postar um comentário