sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Questão de hierarquia

Qual o mandamento mais importante da lei de Deus? Pode ser que você comece protestando que não existe hierarquia entre os mandamentos e, para fundamentar sua resposta, você repita o chavão "para Deus não existe pecadinho e pecadão".

Bom, de fato, as consequências de todos os pecados, aqueles que reputamos como pecados mais leves e o mais terríveis, é rigorosamente a mesma, já que "o salário do pecado é a morte" (Romanos 6:23) e ponto final (muito embora João tenha aquelas enigmáticas – pelo menos para minha leiguice – palavras "há pecado que não é para morte..."). Mas dizer que todos os pecados têm a mesma consequência fatal não é o mesmo que dizer que todos os mandamentos de Deus têm o mesmo peso. Há, sim, uma hierarquia entre os mandamentos e não fui eu quem o disse, foi alguém bem mais autorizado:

"Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Porque dais o dízimo da hortelã, do
endro e do cominho, e tendes omitido O QUE HÁ DE M AIS IMPORTANTE NA LEI, a saber, a justiça, a misericórdia e a fé; deveis fazer estas sem omitir aquelas"
(Mateus 23:23).

Jesus foi categórico ao dizer que o que há de mais importante, a Constituição divina, aquela lei contra a qual todas as outras deve ser medida, é a justiça, a misericórdia e a fé. Se isso é "o que há de mais importante", a conclusão inescapável é que o resto é menos importante. Então seu rigor com coisas menores da lei e o desleixo a essas cláusulas pétreas fazem de você um hipócrita, um ator, alguém que vive uma vida falsa, uma ilusão. Esse tipo de coisa é tão prejudicial às outras pessoas e ao próprio hipócrita que Jesus concentrou Seus esforços mais enérgicos para abrir os olhos das pessoas.

Note que dos três elementos centrais da lei de Deus, temos dois que dizem respeito à forma como nos relacionamos com os outros (justiça e misericórdia) e um que diz respeito a nossa relação com Deus (fé). Isso não deixa de ser interessante, porque a outra forma de expressar esse princípio central da lei divina é "ama a teu Deus sobre todas as coisas e ao teu próximo como a ti mesmo", como se o amor ao próximo fosse algo que acontece depois de você ter se concentrado no amor a Deus.

O que Jesus está dizendo me parece que é: não há evidência maior de que você tem fé, de que você ama a Deus, do que vivendo em relação aos outros de forma semelhante à que Ele vive em relação a você. E: eu amo você perdidamente porque assim fazendo garanto que quem vive ao seu redor vai receber os respingos desse amor. Eu amo para que você ame. E seja feliz. E faça pessoas felizes.

Coloque seu zelo pela lei de Deus na perspectiva correta.

Nenhum comentário: